Projetos – Kalivono

Kalivôno Kálihúnoe Ike Vó’um - volumes 1 e 2

Livro didático bilíngue – Português-Terena – inspirado em um dos primeiros projetos do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI): a “Formação Continuada de Professores para o trabalho com a Língua, Arte e Cultura Terena, coordenado pela professora Andreia Marques Rosa cujo objetivo é projeto promover a revitalização da língua e o fortalecimento de saberes tradicionais dos povos Terenas.

O projeto, apoiado pela Brazil Foundation, vencedor do Prêmio Acolher da Natura e certificado pela Fundação Banco do Brasil, atendeu cerca de 800 indígenas da região diretamente ao realizar oficinas com temáticas do contexto escolar indígena, a educação Infantil, ensino intercultural e as políticas públicas.

Como um grande resultado da Formação Continuada, o Kalivono nasceu com o intuito de fortalecer os saberes locais dentro da comunidade, servindo assim como material didático de apoio para os professores indígenas. Um material elaborado por uma rede de professores, sobretudo indígenas, empenhados em fortalecer a língua materna através do ensino formal das crianças da comunidade que, por sua vez, foi abraçado imediatamente por duas escolas indígenas de Miranda, sendo uma delas a “Professora da E.M.I. Pilad Rebuá – Extensão Artemis”, localizada na Aldeia Moreira.

A professora responsável pela aplicação do recurso em sala de aula foi a Profa. Ronilda Fonseca que, contente com o importante recurso, deixou seu depoimento ao Ipedi:  

 "Eu amei o projeto porque sempre eu sonhei com esse projeto Kalivono. Na minha experiência na Educação Infantil, eu sempre trabalhei (alguma vez) com as palavras soltas, pensando em resgatar a nossa língua materna já que, aqui na minha comunidade, há poucos falantes e é maior o número dos que são ouvintes. Então, eu me preocupei. Eu vi nas crianças que estão todo dia comigo a facilidade de aprender, de falar, de memorizar. Aí, eu comecei por minha própria conta a fazer essa aula de palavras soltas com elas, como [nome] de animais, frutas. Aí, eu fui falando, eu fui observando a facilidade que eles têm. Quando [você] apresentou esse projeto, foi uma alegria para mim. Amei esse projeto e estou animada [com um sorriso]. Estou pronta para estar nesse projeto."

Ronilda Fonseca (Professora Terena)

 

Atualmente o Kalivono continua sendo um aliado na educação escolar indígena dos povos Terenas. Recentemente, no dia 13 de fevereiro de 2025, o Kalivono foi objeto de formação pedagógica em Miranda (MS) com objetivo de implementação deste material na prática curricular em sala de aula a partir da proposta elaborada pelos professores indígenas das disciplinas de Língua Terena, História e Cultura Indígena, em parceria com o Ipedi.

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